segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Campanha em defesa das terras, águas e povos é lançada com protestos no PI

A sociedade civil organizada lançou no ultimo dia 21 de novembro em Teresina a campanha  “Em defesa das Terras, das Águas e dos Povos do Piauí” que envolve entidades de todo o Estado e visa chamar a atenção da população para os prejuízos gerados a partir dos grandes projetos que estão sendo implantados no Piauí.  Entidades que participam da Campanha ocuparam pela manhã a BR 316 próximo ao trecho conhecido como Estaca Zero e as sedes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Elas exigiam a suspensão do leilão das quatro hidrelétricas do Rio Parnaíba e do licenciamento ambiental concedido às empresas privadas que querem investir no Estado e ainda a revisão das indenizações das famílias que têm propriedades por onde passará a ferrovia Transnordestina. 


Participaram da ação várias entidades Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, Movimento Quilombola; Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS); DIHUCI-UFPI; MST; PASTORAL DO MIGRANTE; SINDSERM, PSTU; CSPCONLUTAS; MTC; ADCESP; INTERSINDICAL; BARRICADAS; RENAP-PI.

 A Campanha em Defesa das Águas começou por volta de 5h da ultima segunda-feira, quando parte dos manifestantes bloquearam a BR-316. A manifestação terminou às 9h, resultando em um congestionamento de 30 quilômetros na via, principal ligação de Teresina ao Sul do Brasil. Mais de mil pessoas estiveram presentes cantando, dançado e protestando. Foi realizado um momento de mística e um café da manhã compartilhado, Carlos Humberto membro da Coordenação do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizou a abertura oficial da campanha e chamou os participantes a lutar por um Piauí que busca um desenvolvimento sustentável respeitando o meio ambiente e seus diversos povos.


Na manifestação, as entidades colocaram pneus e matos no meio da pista, impedindo o tráfego nos dois sentidos da via. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local e conseguiu negociar para que os protestos encerrassem após três horas.

Após a manifestação na BR 316 os protestantes seguiram para o prédio da SEMAR  e INTERP,   o Secretário Dalton Macambira negociou com as entidades e ficou definido abrir o diálogo para a negociação da pauta proposta pela campanha. A primeira reunião ficou marcada para a próxima quinta-feira, dia 24/11/11.


Na pauta de negociação a campanha visa combater, por exemplo, a venda de terras e o licenciamento de grandes projetos pelo Governo do Estado que violem os direitos das populações e degradem o meio ambiente; os danos causados pelas obras de "aceleração do crescimento"; a omissão de instituições de controle social e fiscalização e o consentimento  do Poder Judiciário das baixas indenizações às famílias.

O objetivo da campanha é fazer com que o poder público e os órgãos competentes garantam os direitos das famílias atingidas por meio dessas ações.

As entidades querem ainda que seja feito um levantamento minucioso de todas as comunidades e famílias atingidas pelos projetos de barragens, mineração, Transnordestina, Transcerrados e as monoculturas de soja, cana-de-açúcar e plantio de eucalipto; justa indenização às famílias atingidas; terras apropriadas para assentamentos de moradias e para a produção da agricultura familiar e implantação de uma política ambiental.



Fotos Paula Andreas e Neto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário